Image Map

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Amor à vida!


Fazer algo bom a favor da vida e para as pessoas que precisam de apoio, de ajuda ou seja como for, é algo que me faz bem. No dia 18/05/2013 fui com um grupo de extensão da minha universidade fazer uma ação em Porto Real do Colégio - AL à população indígena de Kariri Xocó. Quando soube desta ação, não pensei duas vezes em querer ajudar! Meu grupo de biomedicina ficou responsável pela dosagem de glicemia daquela gente, além de conselhos quanto a diabete. Me senti honrada por poder dosar a glicemia do Pajé daquela comunidade, além de me sentir extremamente feliz junto àquelas crianças que me faziam rir e sentir-me criança novamente. Fiquei de boca aberta por ver crianças de apenas 5 aninhos se oferecendo para receber a "picadinha do mosquito" no dedinho. Eram crianças curiosas que corriam para cima da mesa à procura de "xeretar". "O que é isso?" "Dói?" "Pra que serve?" "O que é glicose?" "Quero ser uma biomédica quando crescer." Nossa, é muito satisfatório ouvir aquelas lindas crianças curiosas, sapecas e corajosas, fiquei muito feliz. Colocavam a mão e diziam: "Fure, quero ver quanto dá". Aqui onde moro, existem crianças escandalosas (eu fui uma, não nego) e cheias de "coisa" digamos assim, ao ver uma seringa ou algo do tipo. Não digo que não deveriam ter medo, pois sim, dói um pouco. Mas há uma diferença extrema dessas crianças as quais convivo com àquelas da comunidade indígena. Estou muito feliz por conhecer esta linda população de índios e ter a experiência de dosar sua glicose. Pessoas sadias e felizes com o que possuem. Parabéns Comunidade Kariri Xocó!

Raphaella Oliveira

UniTube Connection

Olá pessoal, saudações Biomédicas!

Pois é, sou estudante de Biomedicina e sou Produtora e Apresentadora no UniTube Connection - Vida de Universitário de Biomedicina, junto com minha companheira chiclete Denize Oliveira.

UniTube Connection é um vlog no youtube que tem como objetivo mostrar a vida de universitário da biomedicina, bem como investigar as diversas áreas do curso. Como um dos mandamentos da biomedicina é justamente a valorização da mesma, nada melhor que divulgar e mostrar o melhor que ela tem a oferecer a sociedade.


Tudo começou com este vídeo que por acaso bombou:


O objetivo de princípio era: Vida de universitário, o canal UNITUBE CONNECTION tem objetivo trazer um tema para cada vídeo e que assim proporcione debates e até novos conhecimentos. Se gostou, curte, compartilha e se inscreve no nosso canal.

Incentivadas pelo público, as chicletes decidiram dar continuidade à experiência. Assim, reformaram o vlog e deram início ao trabalho. Conseguiram parcerias como a Biomedicina em Ação e Biomedicina Brasil, assim como apoios de grandes profissionais como Doutor Bactéria e Doutor Equilíbrio, além de outros blogs e sites.

Depois de um bom tempo de trabalho e edição, postaram o segundo vídeo, cujo título trazia "Um olhar geral sobre a Biomedicina":





O número de visualizações subiu e então decidiram criar uma página no Facebook, para assim ter um maior incentivo.


Outros vídeos de intervalo foram postados no vlog:


















Este último mostra uma ação realizada na aldeia Kariri Xocó em Porto Real do Colégio - AL. Foi uma experiência enorme e trouxe grandes emoções. Assim, as chicletes decidiram postar o trabalho realizado pelos alunos cujo apoio foi da Universidade Tiradentes, para mostrar um pouco a cultura desta população.


Além disso, o vlog possui uma abertura própria:


No momento, o próximo vídeo está sendo trabalhado e editado para melhor apresentar ao público.


☺Como este aqui é meu blog, nada melhor que utilizá-lo para divulgar o meu trabalho.

Curtam a página no facebook e fiquem por dentro!
http://www.facebook.com/pages/UniTube-Connection-Biomedicina/136265873214418?fref=ts

Sigam, inscrevam-se, compartilhem e curtam o canal no youtube -Vlog:
http://www.youtube.com/channel/UCmd82W152zU4PL0Nya7Z8mA?feature=watch


Raphaella Ingrid

24 DE JUNHO - DIA DE SÃO JOÃO

24 DE JUNHO - DIA DE SÃO JOÃO

Feliz São João!

Vamos quebrar o caranguejo?  123.  rsrs

Bom gente, hoje é o dia principal dos festejos juninos: São João. Neste momento, estou aqui digitando para mostrar para vocês um pouco da história destes festejos. 
As festas juninas se iniciam em 13 de Junho, atingem o seu pico em 24 de Junho e terminam no dia 29 de Junho. É comemorado o Santo Antônio, São João e São Pedro.

São João
São Pedro
Dizem que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa em homenagem a São João. Na história, esta festividade foi trazida pelos portugueses na época em que o Brasil era governado por Portugal. Nesta época, haviam influências culturais de portugueses, espanhóis, franceses e chineses, que explicam toda a forma em que é comemorado o festejo. As típicas quadrilhas vieram dos franceses, pelas suas danças nobres. A China trouxe a tradição dos fogos de artifício. A dança de fitas também veio como um elemento comum em Portugal e Espanha. Todos estes elementos se misturaram e se tornaram com o passar do tempo, aspectos culturais dos brasileiros em diversas regiões do país, cada uma tendo suas características particulares.

Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, é na região Nordeste que as festas ganham uma grande expressão. É justamente no mês de junho que os fiéis fazem homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como grande parte da região, ou seja, o sertão, é onde a seca possui um problema grave, os nordestinos aproveitam para agradecer as chuvas que chegam durante este mês, além das chuvas raras no decorrer do ano, que servem para manter a agricultura.
 
Fogos de Artifício
Além dos festejos do povo, as festas chamam a atenção de muitos turistas o que representam um importante momento econômico. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos alimentos típicos como doces, bolos e salgados, são feitos deste alimento. Exemplos são a pamonha, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca, bolo de milho. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce, beiju e muito mais. 

O mês de junho é marcado pelas fogueiras, o centro para a famosa dança de quadrilhas. Na região Nordeste, é muito comum a formação dos grupos festeiros que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Já na região Sudeste é tradicional a realização de quermesses que são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. A dança da quadrilha também está presente e geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Santo Antônio

Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.


Enfim, boas festas! Saibam curtir sem violência. Cuidado com os fogos!

Grande abraço e feliz São João!



Raphaella Oliveira

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Sobre a Autora


Raphaella Ingrid é acadêmica do curso de Biomedicina pela Universidade Tiradentes – UNIT e intercambista e bolsista da CAPES na University of Kansas – EUA pelo programa Ciência sem Fronteiras. Fundadora do blog "Diário de Intercâmbio da Rapha" e Colunista/Colaboradora do blog "Biomedicina Brasil" e produtora e apresentadora dos canais no YouTube - UniTube e Raphaella Ingrid. Experiência na área laboratorial em bioquímica clínica, ação social em comunidades para dosagem de glicemia, controle de diabetes e iniciação científica na área de Biologia Molecular e Biotecnologia Industrial.



Blogs: www.diariodeintercambiodarapha.blogspot.com
Facebook: Raphaella Ingrid - https://www.facebook.com/raphaella.ingrid
Google+: https://plus.google.com/u/0/112193327993291145985/posts
Twitter: @RaphaellaIngrid