Image Map

segunda-feira, 30 de março de 2015

Vídeo Aula - Introdução aos estudos da Fisiopatologia

Nada haver com intercâmbio, mas quem acompanha meu blog e estuda algo da área da saúde, acredito que este vídeo pode ajudar em alguma coisa. :)


terça-feira, 17 de março de 2015

Como são as aulas de graduação nos EUA?

Apesar de um tempinho que não faço vídeos desde que cheguei no Brasil, hoje publico um vídeo onde falo um pouco da minha experiência como intercambista e estudante de graduação nos EUA. Demorei, mas aqui estou. Bom vídeo!

sexta-feira, 6 de março de 2015

Respondendo algumas perguntas

Olá pessoal!

Uma intercambista que está prestes a viajar para os EUA fez algumas perguntinhas que acredito que vocês podem estar se perguntando também. Aqui vão as perguntas e suas respectivas respostas:

1- Como fica a parte de moradia? É fácil encontrar dormitório na Universidade ou preciso conversar com o advisor? Não quero ficar na rua! 

2- E a parte financeira: Como vou levar dólares para os EUA fugindo das altas taxas? Tenho dólar em casa e não sei o que fazer. E fora o dinheiro que iremos receber no Brasil na conta brasileira (os auxílios)?


3- Quando você chega nos EUA, pode pegar o dinheiro todo do VTM de uma vez e colocar na futura conta americana que vamos ter? Estou meio receosa se levar o dinheiro todo em espécie.

4- A solução seria levar em espécie e colocar na conta americana direto? Não queria ficar andando com muito dinheiro por aí. Como você fez pra passar esse dinheiro pro cartão americano?

Segue abaixo as respostas para as perguntas:

1- Já recebeu o ToA? Se já recebeu, você vai notar que no próprio documento vem em anexo os dados de contato do seu novo Advisor. Será sua obrigação entrar em contato com ele, provavelmente via e-mail, para pedir informações. No ToA geralmente vem algumas dicas de perguntas que você pode perguntar, por exemplo: Meio de transporte utilizado ao chegar na cidade de destino de seu vôo para a unversidade, ou seja, como chegar a universidade; se alguém da universidade vai esperar você no aeroporto; como é a alimentação na universidade de destino, ou seja, se haverá refeitórios; como funciona o alojamento, se terá alojamento na universidade ou será um alojamento externo; dicas de qualquer coisa.
Portanto, não se preocupe, pois você não vai ficar na rua! Ao entrar em contato com seu advisor, ele vai lhe informar tudo o que precisa saber. Pergunte! Não viaje com dúvidas, ok? Quanto a facilidade de encontrar dormitório na universidade de destino, depende da universidade. Tem universidades que não tem dormitórios, mas eles indicam um dormitório externo, ou casa para aluguel, mas também tem universidades que tem alojamento, e essas universidades são em grande maioria, ou seja, difícil você pegar uma universidade sem alojamento, então não se preocupe. Se tiver sorte e achar legal, às vezes nas primeiras semanas, eles deixam você alojado numa casa de família enquanto seu alojamento não está pronto, o que para mim seria uma experiência bem legal.


2- Bem, realmente as taxas e o dólar estão bastante altos, o que é bastante desconfortável. A dica dei no vídeo "Tirando dúvidas sobre o programa Ciência sem Fronteiras", onde falei sobre o VTM, mas utilizei deste cartão em 2013, hoje tá tudo muito em alta, então não sei nem o que dizer em relação a isto. Indico procurar várias casas de cambio e bancos, analise cada uma delas e fique com a melhor opção. Neste caso, acredito que seja uma ótima ideia transferir o dinheiro que o governo deposita ainda aqui no Brasil no cartão brasileiro para o VTM. Segundo a minha experiencia, quase nunca eu retirava o dinheiro do VTM, pois tudo nos EUA é comprado em forma de cartão, ou seja, facilidade em débito. Se você deseja retirar sempre que possível, aconselho a tirar dinheiro em quantidades grandes para evitar várias idas para saques e cobrança de taxas, pois as taxas de saque são altas, não apenas no VTM mas também as mesmas taxas são cobradas para outros cartões, então não vejo tanta diferença.
O VTM é legal, pois você não precisa se preocupar com as taxas de manutenção da conta, o que ocorre com cartões diversos, além de que por ser um cartão pré-pago, sua família pode enviar dinheiro com facilidade, sem tanta burocracia como ocorre em cartões diversos. E também, a medida que você retira o dinheiro de um cartão comum o dinheiro será convertido em dólar na hora do saque de acordo com o valor do dólar do dia, ou seja, o dinheiro dentro da sua conta comum de um cartão está em real, e só é convertido em dólar quando você realiza a transação de um saque ou pagamento no exterior, ou seja, não tem como saber quanto exatamente você tem na conta, pois o valor sempre varia. Em VTM, uma vez você deposita ou transfere o dinheiro para a conta, ele já vai convertido em dólar, ou seja, você saberá quanto tem na conta independente se você faz saque uma ou várias vezes.
Em minha experiência com cartões, se eu não tivesse o VTM, teria problemas se eu precisasse de dinheiro de meus pais como um auxílio (o que graças a Deus não tive a necessidade), pois meu cartão do banco aqui no Brasil foi bloqueado pelo fato de eu ter usado no exterior, mesmo ele desbloqueado para uso internacionalmente. Para desbloquear foi uma grande burocracia, pois a dona do cartão não estava no Brasil, ou seja, eu haha. Para a minha sorte eu tinha um documento autenticado onde eu deixava alguém no Brasil responsável para resolver qualquer problema em meu nome enquanto minha estadia no exterior. Minha amiga também teve problemas, o cartão dela sempre bloqueava com frequência, pois ela utilizava bastante o cartão brasileiro o que, no entanto, deu bastante dor de cabeça.
Quanto ao dinheiro que você tem em mãos em forma de espécie, leve alguma quantia em espécie mesmo pois você pode precisar para fazer lanches, comprar água, pagar taxi ou transporte público se precisar ao chegar no exterior, entre outros.


3- Se fizer o saque pelo caixa eletrônico, não. Cada caixa eletrônico tem um limite de saque, portanto você pode acabar precisando fazer vários saques para retirar o dinheiro todo e, com isso, acabar pagando taxas por cada saque. Talvez você consiga fazer a transferência do cartão para o outro cartão americano, mas não sei se funciona com o VTM por ele ser pre pago. Além disso, não acho que seja vantagem retirar o dinheiro e colocar no cartão americano, até porque o VTM funciona normalmente em qualquer estabelecimento.

4- A solução é você usar o dinheiro do VTM sem precisar tirar dele, pois como falei acima, ele é aceito em qualquer lugar. Não vejo a necessidade de retirar nada do VTM! Levar em espécie só o necessário. Quanto ao cartão americano, você só deposita o mínimo para abrir a conta. E depois, pode vincular o cartão do bb Américas ao cartão americano, ou seja, sempre que receber o dinheiro da bolsa ele pode ser transferido diretamente para a conta americana.


Observação: VTM, famoso visa travel money? Foi o método simples que usei para trazer o dinheiro que recebemos no Brasil. Agora o IOF do VTM é 6,38% também. Levando em consideração que ambos os tipos de cartões tem o IOF, podemos avaliar os outros pontos positivos do VTM. Para mim, ainda assim, acredito que o VTM seja melhor, pois não tem interferências bancárias (se você usa um VTM de casa de cambio), inclusive no VTM o valor que você deposita já entra em dólar, com o cambio daquele horário que você depositou, além disso o valor fica inalterável, ou seja, uma vez convertido, sempre convertido. Já um cartão comum, o valor é em real, e a medida que você utiliza, o cambio vai variando, daí não dá para você ter noção do valor que você tem no cartão.

Link da página no meu blog sobre o VTM: http://diariodeintercambiodarapha.blogspot.com/2013/08/vtm.html

Vídeos tirando dúvidas:






Espero ter ajudado, boa viagem!


Cheers!